As oitavas de final da Champions League começam nesta terça-feira, 14/2, para o PSG. O time francês enfrenta o Bayern de Munique, no jogo de ida. Lionel Messi, Kylian Sanmi Mbappé Lotti, Lionel Messi e Neymar são as grandes atrações da equipe francesa.
Com tantos craques, seria lógico supor que o poderoso PSG entra na fase decisiva da maior competição entre clubes do cenário europeu como favorito destacado.
“Favoritaço”, diriam os mais açodados.
Deveria ser assim, mas não é.
Não é assim e não é por culpa de Lionel Messi, ainda em festa por causa da conquista do título de campeão mundial na Copa do Catar, que tanto buscou.
Mbappé também não tem a nenhuma responsabilidade pelo ambiente tenso que ronda ao Parque dos Príncipes.
O problema era e continua sendo Neymar Júnior.
Sempre ele.
O meia/atacante teve uma discussão com Luís Costa, diretor do clube francês, no intervalo do jogo em que o PSG perdeu para o Monaco, por 3 a 1. Pelo Campeonato Francês.
O problema ocorreu porque Luís Costa foi ao vestiário cobrar mais empenho do time, que no intervalo da partida já perdia por 3 a 1 da equipe do Monaco.
Neymar, junto com o também brasileiro Marquinhos, bateram boca com o dirigente. Na verdade, o clube francês não anda nada satisfeito com o comportamento de Neymar há muito tempo.
Várias ameaças já foram feitas pela direção do PSG a Neymar. O jogador é acusado de falta de comprometimento com o clube.
E desta vez a situação ficou bastante complicada. O maior problema é que Neymar tem contrato com o PSG até 2027.
No PSG, Neymar ganha menos do que Messi e Mbappé. Mas, claro, mesmo assim, trata-se de um grande salário.
Enquanto Mbappé recebe 170 milhões de euro por ano, Messi embolsa 41 milhões de euro. Já o salário de Neymar é de 36 milhões anuais, cerca de R$ 208 milhões.
Neymar já teve o maior salário do PSG.
Mas seu prestígio caiu muito nas últimas temporadas. Os dirigentes franceses não escondem que estão insatisfeitos com a produção da estrela da Seleção Brasileira.
A briga com Luís Campos no vestiário deverá marcar o fim da passagem de Neymar pelo futebol francês.
Embora possa perder muito dinheiro com o pagamento de uma multa milionária, o PSG, segundo a imprensa francesa, quer romper o contrato no final da Champions League, mesmo que o PSG conquiste o inédito título da competição.
Se a ameaça se concretizar, Neymar, aos 31 anos, começará a ver bem de perto o início de seu declínio.
Triste decadência para quem foi para a Europa sonhando em ser o melhor jogador do mundo. Mas que no decorrer de sua caminhada nos gramados europeus flertou com a irresponsabilidade.
Dentro e, principalmente, fora dos gramados.
Neymar, na Europa, com exceção de raros momentos, em que conseguiu ser um jogador brilhante, esteve nas manchetes mais como celebridade do que exibindo o seu raro talento de jogador de futebol.
Neymar entra para a história do futebol como um craque na arte de jogar uma carreira no lixo.
Wladimir Miranda cobriu duas copas do mundo (90 e 98). Trabalhou nos jornais Gazeta Esportiva, Diário Popular, Jornal da Tarde, Diário do Comércio e também na Agência Estado. Iniciou no jornalismo na Rádio Gazeta. Trabalhou também na TVS, atual SBT. Escreveu dois livros,de grande aceitação no mercado editorial: O artilheiro indomável, as incríveis histórias de Serginho Chulapa e Esconderijos do futebol.
Opmerkingen