Na última 2ª feira, em festa de encerramento do Paulistão no Pacaembu, a Federação Paulista premiou os melhores do campeonato. Melhor técnico deste ano, Thiago Carpini, vice-campeão dirigindo o Água Santa.
Ano passado, campeonato de 2022, o melhor técnico foi o vice-campeão Rogério Ceni, dirigindo o São Paulo.
Por que Abel Ferreira, técnico do Palmeiras de duas campanhas extraordinárias nos dois campeonatos, não é o melhor?
“Um cara mata a mãe e tem uma explicação. Se não têm, um advogado arruma uma” – dizia o saudoso radialista, político e radialista Samir Achôa. O critério de escolha dos melhores que a Federação adota é o seguinte: os treinadores dos clubes participantes e os capitães das equipes é que elegem os melhores. É do regulamento que não podem votar em técnicos e jogadores dos próprios clubes.
Até aí tudo perfeito. Porém cabem as perguntas: “Será por xenofobia? Será que é punição pelo excessivo número de cartões que leva de amarelo ou vermelho?”
No todo a explicação pode ser até essa. Mas deveria constar no próprio regulamento que questões disciplinares estão inseridas no contexto de avaliação.
Então os melhores foram:
Goleiro: Wewerton (Palmeiras); Laterais: direito Reginaldo (Água Santa) e esquerdo Juninho Capixaba (Red Bull). Zagueiro central: Gustavo Gomes (Palmeiras). Quarto zagueiro: Didi (Água Santa). Médio volante: Zé Rafael (Palmeiras). Meio campistas: Luan Dias (Água Santa), Raphael Veiga (Palmeiras), Renato Augusto (Corinthians). Atacantes: Rony (Palmeiras) e Bruno Mezenga (Água Santa).
Revelação do campeonato: Chrystian Barletta (São Bernardo).
Artilheiros: Roger Guedes (Corinthians) e Gallopo (São Paulo), ambos com 8 gols cada).
Árbitro Revelação: Guilherme Santana.
Melhor VAR: Márcio de Goes. Melhor assistente de VAR: Vitor Carmono.
Melhor trio de arbitragem: Rafael Cláuss (árbitro). Neusa Inês Back e Nilo Manis (auxiliares).
A minha seleção do Paulistão 2023, que sem bairrismo é o MELHOR CAMPEONATO ESTADUAL DO BRASIL, pelos números extraordinários de arrecadação, público, premiações, etc.
Wewerton (Palmeiras); Marcos Rocha (Palmeiras), Gustavo Gomes (Palmeiras), Murillo (Palmeiras) e Fábio Santos (Corinthians); Zé Rafael (Palmeiras), Raphael Veiga (Palmeiras) e Renato Augusto (Corinthians); Dudu (Palmeiras), Rony (Palmeiras) e Roger Guedes (Corinthians).
Técnico: ABEL FERREIRA.
Revelação: Endrick (Palmeiras)
Um abraço.
Comments